As redes sociais fazem parte da vida das pessoas e estão hoje presentes nos telemóveis de praticamente todos.
As novas gerações utilizam de forma natural as diversas redes sociais, seja para acompanhar as suas marcas favoritas mas também para partilhar e comentar experiências do seu dia-a-dia.

Com esta realidade percebe-se a importância de marcas e negócios estarem nas redes sociais, estarem mais perto do seu público. Mas não basta estar presente, é preciso estar activo, é preciso comunicar de forma relevante e estar atento ao que se comenta.

Para gerir eficazmente uma presença nas redes sociais é importante contar com uma equipa multidisciplinar composta por designers, developers, gestores de conteúdo e community managers que, em conjunto, realizam o nosso processo de gestão de marcas nas redes sociais:

  1. Análise : Auditoria 360º interno e externo; Definição de redes sociais relevantes; Definição de objectivos e métricas; Calendarização de acções e conteúdos;
  2. Activação : Implementação ou renovação visual da presença nas redes sociais
  3. Gestão : Publicação, interacção e monitorização da página oficial
  4. Reporting : Apresentação de relatórios com analytics e métricas que permitem perceber o impacto do trabalho realizado – crescimento fans, conversões, engagement.

As redes sociais não servem apenas para publicar conteúdos e atrair likes, existem outras vantagens que podem alavancar a sua marca e o seu negócio:

  • Social listening : escutar o que os utilizadores comentam sobre a sua marca, a experiência que tiveram, quais os produtos favoritos é feedback importante para perceber a satisfação dos seus clientes e poder afinar a sua estratégia.
  • Engagement : as redes sociais são o canal perfeito para uma interação 1-to-1, permitindo uma aproximação maior aos seus clientes. É possível estabelecer conversas individuais e criar uma proximidade maior entre os clientes e a sua marca.
  • Awareness : estando presente e partilhando conteúdos contribui para o crescimento da notoriedade da sua marca e do seu negócio, essencial para o momento de decisão dos seus clientes.

É também necessário pensar estrategicamente, não apenas ao nível das próprias redes sociais onde está presente mas também de que forma este canal se interliga com os outros pontos de contacto como o seu Website ou os motores de pesquisa, como o Google.

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