Webdesign responsivo ou Responsive Webdesign é uma abordagem recente a nível de design de páginas web que permite que os utilizadores tenham uma experiência de visualização óptima, independentemente do dispositivo que estejam a utilizar.
O crescimento que se tem assistido nos últimos anos na utilização de dispositivos móveis, nos quais se incluem não só os smartphones com mas também os tablets, torna o Webdesign responsivo num requisito essencial para novos projectos web.

Não basta ter um website, é necessário que ele seja responsivo de forma a que se adapte eficazmente em todos os dispositivos.

O próprio motor de pesquisa Google desde a actualização de 2015 dá neste momento mais prioridade a websites que sejam mobile-friendly nos seus resultados de pesquisa.

Em termos genéricos, quais as características de um webdesign responsivo?

  • Layout das páginas adaptam-se às resoluções dos diversos dispositivos (desktop, tablet ou smartphone) para uma experiência do utilizador consistente;
  • Imagens redimensionam-se automaticamente de acordo com espaço disponível no ecrã;
  • Ocultação ou simplificação de elementos em dispositivos móveis – menos poluição visual ajuda à experiência de navegação em dispositivos móveis.
  • Elementos como botões e links adaptam-se em tamanho para que seja mais fácil a sua utilização em dispositivos móveis.
O mesmo layout, vários dispositivos

Para quem está a pensar lançar um novo website ou apenas tenciona renovar o actual, é importante solicitar e avaliar uma proposta de webdesign responsivo para garantir que os utilizadores tenham a melhor experiência e interação possível.

Pedir Proposta